Já existe no Brasil, há alguns anos, duas vacinas contra o câncer do Colo do útero para mulheres de 10 a 55 anos de idade. As vacinas são eficazes tanto em meninas como mulheres. Não é verdade o que muitas pessoas pensam de que a vacina só é eficaz em mulheres que nunca tiveram relações sexuais. A vacina protege também estas mulheres, inclusive contribui para o não aparecimento de lesões no caso de a mulher já ter contraído o HPV antes de ter recebido a vacina. O que é verdade é que a vacina apresenta um efeito mais potente em meninas, que estão em fase de crescimento e alterações hormonais.
Em relação aos tipos de vacinas, uma delas, conhecida como Quadrivalente, protege contra os tipos de HPVs 16 e 18 (responsáveis por 70% do câncer de colo do útero) e contra os tipos de HPVs 6 e 11 (responsáveis por 90% dos casos de verrugas genitais em homens e mulheres), esta vacina já está sendo prescritas também para homens. A outra vacina, apesar de ser conhecida como Bivalente, protege contra os quatro tipos de HPVs 16, 18, 31 e 45, estes quatro tipos são responsáveis por mais de 80% dos casos de câncer de colo de útero, por somente proteger contra o câncer é prescrita somente para mulheres.
Os tipos de câncer de Cólo de Útero mais agressivos, são aqueles que aparecem em mulheres mais jovens, então é muito importante que a vacinação seja feita o mais cedo possível.
CONVERSE COM SEU MÉDICO E PROTEJA-SE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário